Instituto social palavras de vida = familias fortes sociedade poderosa

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

AVIVAMENTO ESPIRITUAL - "Despertando-nos para o Reino"

DIÁCONO NILTON RODRIGUES
Você já percebeu o significado da palavra “Avivamento”?

Avivar – tornar (se) mais vivo, nítido, rápido ou intenso, despertar ou excitar. Tendo com adjetivo (qualidade ou estado) de “Avivador”.

É curioso saber que muitos já perderam o significado dessa palavra, não o significado da palavra em si, mas o valor dela em suas vidas e que muitas igrejas ao buscar uma nova unção recebem o avivamento, mas não permanecem nele.
Mas porque isto acontece?

Saiba que a manifestação da unção do espírito em um culto, ou em um congresso ou seminário não é sinal de Avivamento. Acreditem tenho vivido esta realidade, e se o avivamento está em mim, num simples culto de oração, o fogo de Deus incendeia a minha vida.

Amós 9:11 – Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antiguidade.

Amos era Pastor e cultivava figueiras (7:14). Deus o chamou e mandou-o deixar Judá (1.1) e viajar para o norte com uma mensagem do Senhor para a Nação irmã, Israel. Havia profetas profissionais nos dias de Amós, mas eles, juntamente com outros líderes estavam ocupados, aproveitando ao máximo a prosperidade que sobrevivera a Israel (5:10-12; 6.4-6).
E tudo parecia a favor de Israel, pois os vizinhos, Egito e Assíria estavam tão preocupados com suas próprias questões, o que permitia a Israel gastar seus recursos consigo, em vez de defender suas fronteiras. Devido a sua localização, Israel era também um centro comercial.
Somente nos tempos do Rei Davi Israel tinha experimentado tamanha abundância.

Perceba que Deus tinha algo para o seu povo, mas bênção era a última coisa que passava pela sua cabeça, e Ele estava pronto para dar-lhes a punição (5.18-23). Deus era o responsável por toda fortuna e riqueza, mas eles não reconheciam tal bênção. As pessoas que já eram ricas queriam apenas ficar cada vez mais ricas e o pior às custas dos pobres (viúvas, miseráveis e escravos) (2.6-8;8.4-6).

Você está preparado para ouvir algo de Deus?
Então aí vai:

Saiba que Deus não se impressiona com “santidade de fachada”, como ir a igreja ou dar graças antes das refeições. Em vez disso o verdadeiro seguidor de Jesus preocupa-se com o próximo (5.14,15, 24). O verdadeiro seguidor de Jesus é honesto com seus negócios, abre sua casa para desabrigados e luta por aqueles que não podem se defender.

Perceba que o Avivamento só é verdadeiro quando há um caráter totalmente restaurado e moldado pelas mãos de Jesus.


Todas as nossas devoções tais como (à adoração, à carreira, à família ou à aparência física), nos arruinarão se não houver a maior das devoções, a que é dada ao Senhor nosso Deus.

O verdadeiro Avivamento nos leva a sermos espontâneos para Deus.

Pergunte a si mesmo: Onde está o meu coração?

Por causa da perniciosa preocupação de Israel com a prosperidade, o livro de Amós é conhecido como o apelo de Deus por justiça social. Deus diz: “Corra, porém, o juízo como as águas, e a justiça como um ribeiro impetuoso” (5.24).

Amós fez suas advertências, mas os israelitas não se arrependeram.
Todavia, Amós termina o livro com esperança para aqueles que estão dispostos a retornar para o Senhor de “Todo o Coração”.

Não existe avivamento sem arrependimento. Curioso como já ouvi isto muitas e muitas vezes, mas cada vez que sou ministrada ou ministro isto na vida de alguém, sinto um necessidade de me arrepender ainda mais.

A palavra de Deus nos diz que “o coração do homem é enganoso mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jr 17.9).
Mas para que se cumpra a Promessa de Restauração é necessário confiar em Deus e na sua palavra.

“Assim diz o Senhor: Maldito é o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor” (Jr. 17.5).

Se quisermos o verdadeiro avivamento, precisamos ter um coração verdadeiro.
Conseqüentemente o avivamento nos traz “Unção e Poder”.

O arrependimento precisa voltar para as nossas pregações, para nossas reuniões, e, sobretudo ele precisa estar no altar.

Muitos ministros do altar têm ocultado o arrependimento em seus corações, o arrependimento pra eles é algo tão esporádico (disperso, raro. Acidental), que nem se lembram mais do propósito para o qual Deus os chamou.

Queremos almas, mas nos esquecemos de que o arrependimento traz restauração de almas e almas restauradas trazem o verdadeiro “Avivamento Espiritual”. Tenho testemunhado isso na igreja onde lidero, quando comecei a me render à ação do Espírito Santo que é o único que nos converte ao arrependimento, e comecei a ministrar o arrependimento vi pessoas literalmente mudar seus conceitos a cerca do Avivamento.
Hoje posso dizer que 90% da igreja local está vivendo o verdadeiro avivamento. Glória a Deus por isto e sei que os 10% serão contagiados pelo Espírito Santo.

Porém a confiança em Deus precisa voltar para dentro dos nossos corações.
“Bendito é o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor (Jr 17.7)”.

Esta é a “Promessa de Restauração”
“Eis que vem dias diz o Senhor, em que o que prepara a terra para o plantio, o que trabalha para aterra produzir alcançará o que corta os cereais” (Am 9.13a).
As bênçãos de Deus serão tão grandes; a produção será tão rápida que será difícil terminar um ciclo antes que o seguinte se inicie.

“E Planta-los-ei na sua terra, e não serão mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz o Senhor teu Deus” (9.15).

A nossa oração precisa ser a oração de Jeremias:
“Oh Senhor esperança de Israel, todos os que te abandonam serão envergonhados...”
(Jr 17.13a).

“Os que se apartam de mim serão escritos sobre a terra” (talvez Jesus tivesse em mente este versículo ao escrever com seu dedo na terra) e o mesmo versículo continua
“Porque abandonam o Senhor que é a Fonte das águas Vivas”
(v.14) “Cura-me Senhor e sararei; salva-me e serei salvo; porque Tu és o meu louvor”.

Entenda que o Propósito de Deus é trazer sobre a sua vida os sonhos e riquezas espirituais que estão guardados com Ele.
Porém Ele irá te provar:
“Eu o Senhor sondo os corações e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações” (Jr 17.19).

Deus abençoe você e que em seu coração haja uma busca desesperada pelo verdadeiro “Avivamento Espiritual”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário