Instituto social palavras de vida = familias fortes sociedade poderosa

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Três Grandes Verdades Sobre a Salvação *17/02/2012


Apocalipse 3:20 - Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.


A- Por que você ainda não aceitou Jesus Cristo como Senhor Salvador? Por que você ainda não é um crente em Jesus Cristo?
B- Eu estou fazendo esta pergunta, especialmente a você que tem ouvido a mensagem do evangelho diversas vezes, que crê na palavra de Deus, e no seu íntimo, chega a admitir que um dia será um crente.
C- Posso até imaginar a sua resposta: Cristo ainda não me chamou. Quando ele me chamar eu tomarei a decisão de segui-lo.
D- Este versículo que li, desmente e derruba essa sua desculpa e fala-nos de Três grandes Verdades Sobre A Salvação...

Trans: Vemos em primeiro lugar...

I. UMA GRANDE NOTÍCIA - JESUS CRISTO JÁ ESTÁ LHE CHAMANDO – “Eis que estou à porta e bato”:
A. Estas são as palavras de Jesus. Ele está dizendo: “Eis Que Estou à Porta e Bato”
1) Eu estou à porta. Não na porta da sua casa. Ele está na porta do seu coração, da sua vida.
2) Eu estou à porta e estou batendo - “Eis que estou a porta e bato”.
3) Jesus Cristo está na porta do seu coração, batendo e dizendo: Abra a porta do seu coração e deixe-me entrar.
B. Até hoje você disse que ainda não é crente porque Deus não o chamou ou que está esperando que ele o chame:
1) A bíblia diz que Deus já está lhe chamado – “Eis que estou à porta e bato”
2) Cada vez que vai um crente na sua casa, levar a mensagem do evangelho, é Deus quem está falando.
3) Cada vez que você ouve a pregação do evangelho, é Deus quem está batendo.
C. Você ainda não percebeu, porém faz muito tempo que Ele lhe chama.
D. A bíblia sagrada esta recheada de convites:
1) ATRAVÉS DO PROFETA ISAÍAS – Isaías 1:18-19 - Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.
2) MAIS UMA VEZ ISAÍAS DIZ - Isaías 55:6 - Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
3) ATRAVÉS DO FILHO, JESUS CRISTO - Marcos 1:15 - O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.
4) OUTRA VEZ, JESUS CRISTO DIZ – Mateus 11:28-30 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
5) ATRAVÉS DO APÓSTOLO PEDRO - Atos 3:19 - Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados.
Ilus: Como vimos não há nenhuma desculpa que alguém possa usar para não ser crente em Jesus Cristo. Ele ama todos e chama todos, inclusive você.

Trans: Este versículo também nos fala de...

II. UMA GRANDE RESPONSABILIDADE – OUVIR A SUA VOZ E ABRIR A PORTA - “Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta”:
A. Deus coloca sobre o homem uma grande responsabilidade: Ouvir a sua voz e abrir a porta.
1) Precisamos ouvir – “Se alguém ouvir a minha voz”
2) Precisamos abrir a porta – “E abrir a porta”
B. Hoje há uma grande facilidade para se ouvir o Evangelho. Pelo menos em nosso país, dificilmente alguém poderá dizer que não teve a oportunidade de ouvir a mensagem da salvação.
C. Porém, ouvir aqui não é apenas escutar, mas é obedecer, querer seguir a Cristo e fazer a sua vontade. Ouvir aqui significa fazer o que a Bíblia manda.
D. Depois de ouvir, o homem precisa abrir a porta do seu coração – “E abrir a porta”.
1) Notem que Jesus não chega colocando à porta a baixo. Ele chega e, amavelmente bate e diz: Eu quero entrar na sua vida. Quero mudar a sua vida. Perdoar os seus pecados. Eu quero lhe salvar. Abra a porta e deixe-me entrar.
2) O problema é que o coração da maioria está trancado a sete chaves, como o cofre de um banco.
E. Qual é a chave que está trancando a porta do seu coração e impedindo que Jesus Cristo entre?
1) SERÁ QUE É A INCREDULIDADE? - Apocalipse 21:8 - Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, à parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.
2) SERÁ QUE É A VERGONHA? - Lucas 9:26 - Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos.
3) SERÁ QUE É O ORGULHO E O PRECONCEITO? - Mateus 16:24 - Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.
4) SERÁ QUE É O AMOR ÀS COISAS DO MUNDO - Mat. 16:26 - Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? Ou que dará o homem em troca da sua vida?
5) SERÁ QUE É ILUSÃO, DE QUE AINDA É MUITO CEDO? - Hebreus 3:15 - Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração.
6) OU SERÁ QUE É PORQUE VOCÊ REALMENTE NÃO O QUER - João 3:18 - Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
7) SERÁ QUE VOCÊ PENSA QUE EXISTEM OUTROS CAMINHOS PARA O CÉU - João 14:6 - Jesus nos diz: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
F. Eu creio que se eu for à sua casa e bater à sua porta, você não vai impedir que eu entre.
G. Muito pelo contrário, é provável que você me convide a entrar, ofereça uma cadeira para eu sentar e, como todo bom nordestino, ainda me ofereça uma xícara de café.
H. Talvez você ainda não percebeu, que é tão gentil, prestativo e educado com as pessoas que batem à porta da sua casa, porém está negando que Jesus Cristo, que está batendo na porta do seu coração, entre na sua vida e dê salvação eterna.
I. Por que será que você não deixa Jesus entrar na sua vida? Por que você prefere deixá-lo de fora? - João 3:36 - Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.
J. Será que você pensa que existem outros caminhos para o céu, além de Jesus Cristo? Em João 14:6 - Jesus nos diz: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Trans: E finalmente o nosso texto fala de...

III. UMA GRANDE PROMESSA – SALVAÇÃO E COMUNHÃO - “Entrarei em sua casa, cearei com ele e ele comigo”:
A. A promessa de Cristo é maravilhosa: Entrar em nossa vida e manter comunhão e um relacionamento pessoal conosco.
1) Primeiramente ele promete que vai perdoar os seus pecados, pois só assim, poderemos manter comunhão com o Pai – 1. João 1:9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
2) Ele promete que vai habitar dentro do nosso coração, fará parte da nossa vida – João 14:23 - Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.
3) Ele prometa dar a vida eterna e livrar do juízo final – João 5:24 - Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.
B. Esta promessa é maravilhosa, pois o Filho de Deus está garantindo que estará sempre conosco:
1) Foi a promessa que Ele fez aos seus discípulos – Mateus 28:20 - E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
2) Deus estará conosco nos momentos difíceis da vida - Salmos 23:4 - Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.
3) Ele promete que nós estaremos com Ele por toda a eternidade - Apocalipse 21:3 - Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.
Conclusão:
A. Querido amigo saiba que um dia todos estarão diante de Deus para prestar contas.
B. Que desculpa você usará? Hoje nós aprendemos que nenhuma desculpa o livrará do inferno
C. Sendo assim, pare de bater com a porta na face de Jesus.
D. Já que Ele diz - Apoc. 3:20 - Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
E. Abra o seu coração, deixo-o entrar e receba salvação eterna.

Nilton Rodrigues

Um comentário: